Vilém Flusser - Imagem Televisiva e Espaço Político

    Oie, hoje eu vou fazer uma análise sobre o vídeo Imagem Televisiva e Espaço Político do filósofo Vilém Flusser.
    Primeiramente, procurei saber um pouco do contexto, isto é, o que aconteceu na Revolução Romena, e um pouco sobre a filosofia de Flusser. No vídeo, ele analisa o problema da comunicação e defende que há duas possibilidade de ser ver o mundo: ou através da imagem ou da escrita linear. Segundo Flusser, a imagem é anti-política e uma mediação do mundo e, consequentemente, cria uma alienação, já que, se vê o espaço público apenas pelo espaço privado. Assim, a escrita linear foi criada para explicar essas imagens e mediar a política, tendo no Iluminismo o seu auge. O ponto de partida da crítica do filósofo está na criação da fotografia, já que, as imagens passaram a fazer parte da política e, assim, noticiar sobre tudo em vários pontos de vida, que de acordo com ele, nenhum está correto. Assim, todos os eventos passam a ser acontecimentos, isto é, nada se repete, tudo tem causa e efeito. Portanto, os eventos políticos passaram a ser produzidos visando disputar espaço nas mídias eletrônicas. Com isso, seria a própria imagem que estaria determinando os acontecimentos do mundo.

Questões para a discussão:

1- Segundo o vídeo, atualmente a imagem que faz o evento acontecer, assim, não há realidade concreta e o raciocínio político é obtido através das fotos. Por isso, me pergunto, há como ter certeza se um evento é real ou não? Com tantas edições de imagem é possível apagar eventos reais e adicionar eventos fictícios. Que loucura!

2- Se a fotografia permite vários pontos de vista, então cada um interpreta de um jeito diferente ou sobre o que quer acreditar. Isso é muito perigoso, uma vez que cria-se uma sociedade dividida em que muitas pessoas não acreditam na verdade ou não querem se informar sobre o assunto. Bem o exemplo das Fake News ou mesmos dos bolsominions né.

3- De acordo com o vídeo, tudo o que vemos é a imagem, no tempo de Flusser era a televisão, imagina se ele visse as redes sociais hoje em dia? Que para mim, intensificou mais o processo. Como é fácil se influenciar pelo que vemos no Instagram, Twitter, etc, e toda a manipulação de fotos. Lembrei da falsificação de imagens políticas que Stálin fazia na ditadura comunista para as pessoas apoiarem seu governo.

A análise ao todo me lembrou Black Mirror







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sketchup sensitivo - rodada final

Sketchup sensitivo - rodada 2